Pesquisa Google

terça-feira, 31 de agosto de 2010

De onde vem o meu “pneuzinho”?

Nada mais conveniente que estrear no Blog da Ella no dia do Nutricionista! Agora quero parabenizar meus companheiros e VIVA O NUTRICIONISTA!

Dando início a matéria... você sabe de onde vem o seu pneuzinho? Vou chutar, você falou bem alto, GORDURA! Parabéns você acertou, mas... que tipo de gordura? AAHÁ, te peguei! Vamos conhecer as variedades e conhecer as diferenças de cada uma.

Vamos dar início a VILÃ, a gordura Saturada. Essa danada é “chave de cadeia”, é feita de cadeias longas, com ligações simples de hidrogênio. As cadeias longas e ligações simples dificultam sua quebra, por isso essa belezinha se acumula em nosso corpo e artérias. Onde a encontramos: geralmente de origem animal, manteiga, bacon, carnes gordurosas, no côco, no óleo de palma (dendê), etc.

Agora a mocinha e suas irmãs, a gordura Insaturada. Composta de cadeias de carbono com duplas ligações de hidrogênio, é de fácil quebra, então ela é boazinha, não vai ficar presa no seu corpitxo. Agora apresento as irmãs gêmeas a Mono e a Poli-Insaturada, a primeira também é chamada de ômega-9, seu consumo controla os níveis de colesterol e de glicose, onde achar: Azeite. A Poli tem os ômegas-3 e 6, o 3 achamos em peixes como salmão, já o 6 em óleos vegetais (ex.: como o de soja). Com essa irmã você garante proteção contra os males cardiovasculares. Outra é a CLA, encontrada no leite, esta gracinha conjunta com o ácido linoléico ajudaria a emagrecer, afastaria infartos e tumores. MAS, sempre tem aquela irmã megera que se junta à vilã, apresento a TRANS. Mesmo Insaturada, ela age como a Saturada, quer dizer PIOR! Essazinha eleva o LDL, o colesterol ruim, e reduz o HDL, o bom. Vocês a encontram nos produtos industrializados, sorvetes, etc.

Agora vocês já sabem que gordura ficar longe e qual aderir a sua dieta, mas lembre-se... SEM EXAGERO!

Beijinhos até a próxima, @mihgadelha

Nenhum comentário:

Postar um comentário