Pesquisa Google

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

QUAL O PREÇO DA BELEZA ?

Dentre as noticias de ontem (04/02/10), a que mais me chamou a atenção foi a da morte de uma mulher, após uma lipoaspiração feita em clínica de João Pessoa. Existe um ditado no meio médico que diz: “só tem complicações quem opera”. Fazendo uma analogia com o velho esporte bretão, é a versão médica do “só perde pênalti quem bate”. Ato cirúrgico e complicações são indissociáveis. Não há cirurgia, por mais simples que seja, com risco zero de complicação. Dentre as complicações possíveis, a mais temida, obviamente, é a morte. Não vou dizer que não tenho vontade de fazer alguma cirurgia estética, mas antes de qualquer decisão se deve ver se aquilo realmente é preciso.

Infelizmente vivemos em uma época em que a Cirurgia Plástica é banalizada, sendo apresentada ao público, por médicos sem escrúpulos, como banais procedimentos cosméticos. Isso faz com que pacientes desconheçam ou menosprezem os riscos envolvidos em uma Cirurgia Plástica. Além de banalizar a cirurgia, se banalizam os médicos também, onde qualquer um se aventura a fazer o procedimento cirúrgico.

Mas o preço que se paga pela beleza não fica só nas cirurgias, como também nos procedimentos cosméticos, como por exemplo a procura pela técnica de escova progressiva, que utiliza formol, mesmo depois da advertência pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), sobre o potencial cancerígeno do uso desta substância. O padrão de beleza atual imposto à sociedade pelos meios de comunicação, impele um número cada vez maior de mulheres a se submeterem em nome da beleza a tratamentos estéticos prejudiciais à saúde. Sendo assim o público feminino ignorou a advertência, e persistiu na busca pelas madeixas lisas.

Certamente é preciso equilíbrio e bom senso com relação às medidas que podemos tomar para melhorar nosso corpo, mente e espírito. Habitualmente, onde há excessos há também resultados insatisfatórios ou duvidosos, que podem trazer mais descontentamento.

O conceito de beleza é antes de tudo bem estar físico e mental, claro que não vale tudo pela beleza! O importante é se aceitar e ser feliz do jeito que é.

Nenhum comentário:

Postar um comentário