Pesquisa Google

sábado, 10 de abril de 2010

Capital Erótico


Você sabe qual é o conjunto de qualidades que garantem sucesso mais a uns do que a outros? Seria a formação acadêmica? Se você fala línguas, se tem experiência e um currículo admirável? Sim, isso conta para o sucesso, mas e capital erótico, você tem? Sabe usá-lo a seu favor?
“Capital erótico” é um termo novo criado por Catherine Hakim, socióloga da London School of Economics and Political Science, na defesa de uma quarta categoria de habilidades pessoais, ao lado de capital econômico, social e cultural. “O capital erótico é uma commodity sobre a qual estudos econômicos e sociológicos têm se mantidos cegos, apesar de sua palpável, e cada vez maior, importância em todas as esferas da vida social”, escreve a autora. “Pessoas que exibem capital erótico acima da média são mais persuasivas, e quase sempre vistas como mais honestas e competentes. É mais fácil para elas fazer amigos, conseguir empregos e casar. Elas ganham, em média, 15% a mais”, diz a socióloga.
E sabe quem consegue tirar mais proveito disso? A mulher. Primeiro, porque as mulheres costumam se preocupar mais com a apresentação pessoal e usam a vaidade a seu favor, diz Catherine Hakim (mas isso não quer dizer que o homem não tenha, ele tem sim e alguns mais que algumas mulheres). A boa notícia, para quem começou a ficar preocupado com esse “item” tão sutil do próprio currículo, é que, segundo essa nova teoria, “capital erótico requer talento e habilidade, mas pode ser treinado, desenvolvido e aprendido”.
Agora, você deve estar pensando: “Eu tenho capital erótico?”. Existem seis itens essenciais para saber a resposta para esta pergunta, que são:
· Beleza: conceito variável no tempo e cultura, mas sempre valorizado. A idéia atual destaca a fotogenia, o que leva a valorização de homens e mulheres de olhos grandes, lábios carnudos e pele bronzeada.
· Atratividade sexual: tem a ver com um corpo sexy, o estilo e a personalidade. Ou seja, a beleza pode ser percebida numa foto, mas o jeito como a pessoa fala e se move, não.
· Atratividade social: é uma mistura de graça, charme e outros dotes sociais, como a habilidade para deixar o outro à vontade, feliz e com vontade de conhecer você, possivelmente, desejando você também.
· Vivacidade: aqui também trata-se de um mix de condicionamento físico, energia social e bom humor.
· Apresentação: o modo como você se veste, usa maquiagem, o estilo do cabelo e acessórios é o que dá a uma pessoa uma boa apresentação.
· Sexualidade: a categoria é ampla e inclui competência sexual, energia, imaginação erótica, entre outras. Não tem relação com libido e se define em particular.
· Fertilidade: segundo a autora, a característica só vale para mulheres e em certas culturas que enxergam dotes especiais nas mães de crianças saudáveis e bonitas.

Essa é a nova arma para o sucesso, adote-a na sua vida e se jogue na sua vida social, pessoal, profissional e afetiva. E não precisa ter todos os itens, é só se apegar nos que você já tem e reforçar os pontos mais fracos!


O casal da foto representa ou não o tema?

Nenhum comentário:

Postar um comentário